agosto 04, 2013

Resenha: O Teorema Katherine

Untitled

O Teorema Katherine
John Green
Editora Intrínseca, 2013

Após seu mais recente e traumático pé na bunda – o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine – Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.


Para começar, o livro tem um humor bastante peculiar, mas interessante e engraçado para quem pode entender. O fato de a narração ser em terceira pessoa realmente deixou a leitura mais leve e dinâmica, então li o livro com a maior fluidez possível e em menos de uma semana.

Mas como tudo o que é bom, dura pouco, nem tudo em O Teorema Katherine é um mar de rosas. No dia em que o livro chegou pelo correio, abri com a empolgação crescente de que seria algo um pouco mais maduro. Não maduro tipo A Culpa É das Estrelas, mas alguma coisa um pouco mais... produtivo.

A coisa que mais me incomodou no livro foi o final. Tentarei não dar spoilers, mas eu esperava algum resultado melhor. O final foi inesperado, mas um inesperado ruim, entendem? Foi algo que eu fiquei tipo “Mas que merda foi essa? Volta, preciso ver se entendi direito, é assim que termina?”. O mistério do livro, o próprio Teorema, foi arrastado para ser revelado, ou mostrado, todo no último capítulo e isso é entediante e se torna mais entediante ainda quando você descobre a conclusão final de Colin sobre o Teorema.

Não é um livro ruim, muito pelo contrário, me proporcionou ótimas horas de distração e muitas risadas. O único problema, além do Colin que falarei depois, é só o modo como o livro deu voltas e voltas para no final, apenas no final, ser apresentada a solução inteira do Teorema. O livro foi ótimo, mas o final realmente deixou a desejar e acho que foi nisso que Green pecou.

Agora, falando dos personagens, o que mais me deixou com os nervos à flor da pele foi o próprio Colin. Está a caminho do blog uma postagem sobre como os personagens principais podem ser odiáveis e com O Teorema Katherine não foi diferente. O Colin é simplesmente chato. Ele é aborrecido e muito depressivo, como a nuvem negra sobre a história.  Ele não tem graça, eu só... argh, só não consegui me simpatizar com a personalidade complicada e mimada dele.

Por outro lado, amei o Hassan, o melhor amigo de Colin. Ele é engraçado e legal, e é, definitivamente, o melhor personagem da história inteira. O bom humor dele e as suas piadas equilibram-se com o temperamento enjoado de Colin e a personalidade “I’m the badass” da Lindsey, apesar de não apaziguá-los o suficiente para deixar o livro melhor.

Com isso, a minha opinião final é que O Teorema Katherine é um livro muito bom no decorrer da história, mas o final decepciona assim como alguns dos personagens. Eu li e leria novamente com certeza, mas sem toda a expectativa da primeira vez.

Avaliação por estrelas
✰✰✰

6 comentários:

  1. Adorei a sua resenha, você escreve muito bem >3<
    Fiquei com vontade de ler, tudo que John Green escreve é bom, na minha opinião.
    pequeena-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. adorei sua resenha desse livro, eu ainda não li nenhum livro do John, mas isso está quase pra mudar pois comprei ele na submarino e está quase chegando, eu vou comprar esse tambêm, e junto com ele mas 2 livros do autor, não sei se vc ja leu, são " Quem é você Alasca" e " Cidades de Pappel", isso se eu gostar do primeiro livro dele, que foi " A culpa é das estrelas", enfim adorei sua resenha,
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!
    Me deu até vontade de ler o livro *---*

    e--mpire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, mas fiquei meio decepcionada agora. Queria muito ler o livro .-.

    Beijosss

    http://umagarotaeseujeans.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler esse livro, e sua resenha me deixou um tanto duvidosa se compro ou não! Vi muitas resenhas desse livro e definitivamente sua resenha foi a melhor.
    Você escreve muuuuuito bem :)

    Estou seguindo, beijos! http://porckybunny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gente eu tô maluca (é, maluca é a palavra certa) procurando esse livro kk' u-u Todos dizem que é legal, e eu preciso muito te-lo para finalmente poder ler *-* Assim como A Culpa é das Estrelas, são do mesmo criador *---* haha' Beijo <3

    uma-quase-perfeita.blogspot.com

    ResponderExcluir