junho 22, 2014

Resenha: A Lista Negra

hate list

A Lista Negra
Jennifer Brown
Editora Gutenberg, 2012

E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.



Se há uma palavra que possa descrever esse livro seria “intenso” e, talvez, “mórbido”. No melhor dos sentidos, é claro.

É um drama incrível e bem contado com um desfecho impressionante sobre um problema pouco recente na sociedade hoje em dia, o bullying e como isso afeta drasticamente (e, nesse caso, fatalmente) na vida, não só do maltratado, mas de quem maltrata e, às vezes, de quem não tem nada a ver com o assunto.
É emocionante e comovente e mexe com questões éticas que não possuem respostas politicamente corretas e mostra que há sempre dois lados do assassinato. E se o assassino, o jovem Nick Levil, não foi também, afinal de contas, uma vítima? E se o maior culpado não foi ele, mas todos ao seu redor? E por que ele fez aquilo?

E sempre existem as lembranças de Valerie do Nick que ele costumava ser, que ele era, e do Nick em quem se transformou de um dia para o outro. As acusações injustas (ou talvez justas?) e várias versões da mesma verdade (ou seria da mesma mentira?).

Os personagens são reais, com problemas reais e vidas reais, que você facilmente poderia identificar como aquele colega de sala, ou aquela vizinha muito legal ou aquele primo distante. 

A história não tem começo, meio ou final feliz. É uma história violenta sobre resultado de uma sociedade hipócrita em um garoto. É triste, é complicado e bonito, de um jeito diferente. Algo que só quem o lê entende e quem não lê, tenta entender.

E uma última nota para comentar a diagramação do livro físico: perfeito! Páginas grossas e amareladas, capa bem desenhada, construída e em autorrelevo. Um grande parabéns para a Gutenberg!

Eu sempre sou muito crítica no que diz respeito a livros e histórias, pois sempre acho que algo está ruim, poderia melhorar ou está mal construído, mas não tive esse problema com “A Lista Negra”. É incrível, fluído, real. Em outras palavras, e nas minhas palavras, é um puta livro.

Avaliação por estrelas
✰✰✰✰✰

6 comentários:

  1. Não conhecia o livro, gostei bastante da sua resenha!
    Comecei a seguir seu blog,
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse não é o tipo de livro que eu gosto, mas sua resenha me deu muita vontade de ler. Vou procurar na livraria aqui da cidade.

    www.noseculoerrado.com

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar sobre esse livro, acho que vou coloca-lo na minha lista (infinita) de livros para ler.
    Ótima resenha :D
    Beijos,
    comojulieta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. gostei bastante desse livro
    quando eu li, beijos.
    Blog: livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Poxa amei demais a sua resenha, você escreve super bem. :) Fiquei com vontade de ler o livro, gosto de ler sobre bullying e acho isso importante. Curti!

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, ela ficou bem escrita. Nunca tinha ouvido falar desse livro.
    http://pensamentosdefabs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir