dezembro 20, 2013

Resenha: Will & Will

xo

Will e Will - Um nome, um destino
John Green e David Levithan
Editora Galera, 2013 

Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em uma aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.


Eu confesso, comecei a ler este livro depois de muito tempo na seca e certa de que, de alguma maneira, o livro ia ser ruim. Mas como o destino é um grande filho da p*ta ou só um cara bem legal, eu vi que estava terrivelmente errada sobre Will e Will.

É uma história bem simples e cativante, nada estupendamente profundo como Cidades de Papel e nada estupendamente estúpido como O Teorema Katherine, mas que de alguma forma me deixou pensativa por horas a fio.

Escrito por dois ótimos autores, John Green e David Levithan, Will e Will gira em torno de, é claro, dois garotos com o mesmo nome, Will Grayson, que em uma situação tão trágica quanto cômica, têm suas vidas entreligadas.

O primeiro Will que nos é apresentado é o construído por John Green: um garoto quieto, inteligente e aparentemente normal, com um melhor amigo que o envergonha e muitas opiniões sobre muitas coisas. Os protagonistas de John Green tem o maravilhoso dom de me fazer odiá-los até o último fio de cabelo e com Will não foi diferente.

Mas como sempre há um personagem secundário com pinta de protagonista para equilibrar o livro (e geralmente é o meu personagem favorito). Em Will e Will aquele com o poder de ofuscar a monocromacia do protagonista é o, nas suas próprias palavras, fabulosíssimo Tiny Cooper, a maior pessoa do mundo que é muito, muito gay e também a pessoa mais gay do mundo que é muito, muito grande. (eu amo esse quote)

Já o segundo Will, o de David Levithan, é drasticamente diferente do primeiro. É um garoto solitário e um pouco rancoroso, que sofre de depressão e que, apesar de ter certeza sobre isso, nunca contou à ninguém sobre a sua preferência sexual. 

Vou dizer que, de longe, esse Will é o pior Will de toda a história. Às vezes ficava com vontade de pular o capítulo que ele narrava porque é extremamente entediante ler sete, oito páginas de mimimi e odeio o mundo e todos que o habitam e também algo do tipo finjo que não sei que há pessoas que se importam comigo porque eu gosto de pensar que sou um incompreendido.

Mas tirando o fato de ambos os Wills serem dois pé-no-saco, a história não gira somente ao redor deles. Há toda a situação da amizade do primeiro Will com o Tiny e o romance do segundo Will com o mesmo Tiny (isso pode ser considerado spoiler?), o relacionamento do primeiro Will com a única Jane e o musical do Tiny. Eu classificaria o livro, como na resenha feita pelo The New York Times, como divertido, cru e original.

Avaliação por estrelas
✰✰✰✰✰


10 comentários:

  1. amo todos os livros de jonh green, mas nunca li esse! vou começar a juntar um dinheirinho pra eu comprar mnvbsd gostei muito do post!
    beijos, strange worthy

    ResponderExcluir
  2. Parece ser ótimo , sua resenha está perfeita e super detalhada ♥

    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A minha irmã leu esse livro e me disse que é demais, e com essa resenha tenho mais certeza que esse livro é bom. Acho que depois que eu ler o segundo livro de PJO eu vou começar esse <3
    http://viagem-a-terra-do-nunca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é um pouco antigo né, pois me quando vi so sinopse da historia me recordei que já avia lido a resenha em algum lugar, parece muito bom e deve ter um final surpreendente, mas nunca li!

    Seguindo, retribui?
    http://www.wondermarcelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. nunca tinha ouvido falar desse livro, sua resenha foi ótima, me deu vontade de ler


    MEU CAPRICHO

    Beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  6. Sou fã encubada do John Green, ou seja, fiquei curiosa para ler! A resenha ficou muito boa, você usa ótimas palavras para explicar tudo, uma ótima escritora. Meus parabéns! :)

    Beijos! http://cidadesdepapell.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. E ah, seu blog é muito lindo e com um conteúdo maravilhoso. Com certeza merece ser seguido!! http://cidadesdepapell.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já um tempo que eu quero ler esse livro, mas sabe como é, né, a lista é enorme. Minha irmã tem esse livro e possivelmente irei ler em breve. Ótima resenha.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Conheci esse livro faz algumas semanas, quando comecei a ler Quem É Você, Alasca? e estou morrer do vontade de ler :3
    Parece ótimo, adorei a resenha.
    bjs
    anjodecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Queria ler esse livro mas sua opinião me deixou na dúvida afinal nunca li resenha desse livro e sim dos modinhas como "A culpa é das estrelas", "O Teorema Katherine" (quer mo sinal não sei se vale a pena muita gente me fala que ele é muito entediante) mas enfim vou procurar em Pdf e veremos se temos a mesma opinião né ? haha
    www.omundinhoquaseperfeito.com
    Beijos da Ketty ♥

    ResponderExcluir